Postagem em destaque

De volta às origens

"O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter." Cláudio Abra...

terça-feira, 24 de junho de 2008

A volta e a volta da inflação


É difícil encontrar ponderação na imprensa hoje. Principalmente com relação ao presidente Lula.

O "sapo barbudo" (saudades de Leonel Brizola!!) sempre despertou relações de amor e ódio.

E continua assim. Os jornalões não lhe dão sossego. E os petistas sempre se queixam - com alguma razão, às vezes - de uma certa indisposição da grande imprensa.

A inflação foi um desses assuntos em que a gente pode enxergar esta indisposição. Quem lesse o noticiário de alguns dias atrás ia achar que a inflação galopante, de dois dígitos por mês, já estava de volta. Mas também não se pode negar que os preços andaram se mexendo.

Acredito que o governo tenha agido rápido. Principalmente porque os índices subiram, mas ainda estão dentro da tal meta que o governo de auto-impõe. E, se ninguém ficar especulando e alimentando boatos, a inflação fica mais ou menos comportada. O alarmismo da imprensa, nesse caso, não tem nada de cidadão ou jornalístico. Serve a outros interesses e pode enriquecer gente sem o mínimo escrúpulo.

Não estamos no melhor do mundos. Mas também não estamos na beira do caos como nos deixaram alguns dos governantes que hoje posam de arautos da decência e da ética.

Deixa pra lá. A notícia desta terça-feira, no site g1, já serve como alento.

FGV: inflação recua na maioria das capitais pesquisadas

A inflação calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) recuou em seis das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) na passagem da segunda para a terceira semana de junho. O maior recuo foi verificado na capital paulista, onde o indicador passou de 1,23% para 0,97% - uma queda de 0,26 ponto percentual.

Um comentário:

mari disse...

Por favor, calem os economistas que estão a favor de grupos que interessam a volta da inflação! Mandem parar de fazer terrorismo junto a população, que está com medo de aplicar seu dinheiro nas indústrias que produzem neste país, como a indústria da construção civil.Essa imprensa irresponsável que quer vender jornais e as TVs que querem audiência exploram a massa ingênua da população .Precisamos interromper essa violência da contrainformação.Salvem nosso País.Que os EUA quebrem sozinhos desta vez!!!