Postagem em destaque

De volta às origens

"O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter." Cláudio Abra...

domingo, 27 de março de 2011

Luzes Apagadas

O sujeito apagou as luzes de casa ontem. Hoje cedo saiu com o cachorrinho de estimação que fez cocô na rua e ele nem se deu ao trabalho de limpar.

Saiu sem dar bom dia ao porteiro, ao balconista da padaria, ao dono da banca de jornais. Depois jogou lixo da janela do carro.

E ainda está crente que ontem fez sua parte na salvação do planeta.

Não sou contra o movimento em si. Acho muito legal essas coisas simbólicas. Mas cotidianamente apago as luzes de cômodos vazios, recolho plásticos e isopores e levo para a antiga escola do meu filho, onde as crianças fazem brinquedos e sempre passa alguém que faz reciclagem. É pelo menos uma sacola das grandes a cada semana. E sei que posso fazer mais. No entanto, como é uma questão de hábito, alguns custam a virar rotina. Mas tenho me esforçado.

Mas também acho que salvar o planeta não é só lutar pela preservação das focas-leopardo da Groenlândia ou as baleias cinzentas da Austrália. Ser mais educado com o semelhante talvez faça mais diferença.

E, por favor, felizes proprietários de cachorrinhos: calçada não precisa de adubo. Limpe o cocô do seu cachorro. O planeta, mas principalmente, seu vizinho, agradecem penhoradamente!

Nenhum comentário: