Postagem em destaque

De volta às origens

"O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter." Cláudio Abra...

domingo, 27 de março de 2011

E as aulas continuam...


Devo admitir que a palavra empreendedorismo também já mereceu de mim a desconfiança. Pelo senso comum - e a grande mídia aposta neste modelo - é coisa de geninhos ou oportunistas ávidos em enriquecer sem fazer força. Basta ver o endeusamento do empresário Eike Batista, para ficar no exemplo mais clássico.

Mas a cortina de fumaça começou a se desfazer com uma série de leituras e o primeiro contato com a matéria em sala de aula. Uma constatação: não significa que todo empreendedor vai se tornar milionário. É possível empreender para levar uma vida digna, obtendo uma renda - além do prazer e da qualidade de vida - melhor que os vergonhosos salários pagos a jornalistas. Exemplo que eu conheço muito bem, registre-se.

Detectar uma oportunidade não significa oportunismo. Diante disso, é possível ensinar empreendedorismo? Espero e acredito que sim. Não significa que todos vão se transformar num Bill Gates ou em um Mark Zuckenberg após ler meia dúzia de livros. Mas é possível alargar horizontes e enxergar novas formas de sobreviver e, por que não, ganhar dinheiro.

Ainda temos uma cultura do emprego para toda a vida. Taí a insana corrida atrás de concursos públicos que não me deixa mentir. E o cruel mercado de trabalho repõe com uma velocidade espantosa postos de trabalho e dilui com os sonhos e planos de todos nós. Empreender, neste sentido, é uma saída legítima e legal para que milhares de pessoas continuem trabalhando, gerando renda e negócios.

Também não significa que todos se tornarão donos do próprio negócio. É possível empreender dentro da própria empresa, que sempre vai precisar inovar para vencer a concorrência e gerar resultados. Resta ver se boa parte do empresariado - tão conservadora e avessa a mudanças - está disposta a apostar nesta inovação. Mas isso é tema para outra discussão.

Nenhum comentário: