Postagem em destaque

De volta às origens

"O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter." Cláudio Abra...

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Políticos defasados


Sites desatualizados e confusos sem a menor funcionalidade, parlamentares que sequer respondem a e-mails, nenhum uso de ferramentas de interação como enquetes, ausência de divulgação de agendas e compromissos. Estes são alguns dos resultados de uma pesquisa realizada no ano passado, mas que coletou mais de 70 mil dados e revela que os políticos, além da péssima imagem que têm perante a sociedade, também não sabem como lidar com as novas tecnologias. Há casos em parlamentares não têm nem blog nem e-mail, isolando-os do mundo e de seus eleitores.


E a campanha 2012, que mal começou, já denota que candidatos de primeira viagem e à reeleição trilham o mesmo caminho e cometem - sem a menor cerimônia - os mesmos erros.


Esqueceram-se de uma das regras mais básicas, mais simples e mais repetidas a respeito das novas mídias: interação. Ou seja, diálogo. As mídias sociais não são uma espécie de palanque virtual em que o candidato discursa e a multidão aplaude, embasbacada. Erra quem trata as novas mídias como dotada de mão única. O eleitor/internauta/cidadão tem mais poder - e sabe disso - e vai cobrar, exigir e questionar. E vai ser extremamente agressivo quando se ver contrariado ou sentir que está sendo ludibriado.


E, contra isso, poucos, pouquíssimos políticos no atual quadro sabem lidar.


Nenhum comentário: