Postagem em destaque

De volta às origens

"O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter." Cláudio Abra...

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Desinformação ou má informação?

Chego a um prédio comercial no Centro da cidade e o porteiro, após os cumprimentos protocolares, observa meu celular colocado em um local próprio na minha mochila e diz:


- Depois da Copa não vai poder andar com ele aí.


Assusto-me e respondo com um "Não entendi" e a expressão característica. Porque? Penso se é alguma norma do prédio, algum problema de recepção de sinal ou algum impedimento do gênero. E ele mesmo emenda:


- Depois da Copa o desemprego vai aumentar muito e as pessoas vão ter de roubas pra sobreviver.


Naquela fração de segundo, agradeci por o elevador ter chegado. Assim o diálogo não se prolongaria.


Não, não é "coisa" da cabeça dele. Já ouvi o mesmo tipo de observação de outras pessoas. Ou seja, para muitos as coisas vão bem - se é que vão - é por conta da Copa. O governo está gastando muito dinheiro e depois o sonho vai acabar. 


Sem entrar no mérito sobre a utilidade ou inutilidade de uma Copa em terras brasileiras, o pobre porteiro e seu pensamento são fruto da má informação. Não se trata de tecer loas ao desempenho da economia, mas os meios de comunicação não estão mais informando. O excesso de programas policiais, a torcida contra de uma oposição que não apresenta nada de novo acabam gerando este clima de dúvida.


Uma Copa do Mundo recebe dinheiro público, mas também pesados investimentos privados. 
Principalmente de empresas anunciantes nos mesmos meios de comunicação.


Que ao saiba, a economia de Minas segue dependendo não da Copa, mas da China. E o Brasil melhorou por conta da estabilidade da moeda (ok tucanos?) e por conta de políticas de redistribuição de renda (ok petistas?) 


E de pensar que a má informação só vai aumentar por conta da disputa eleitoral, fico imaginando o que se passa na cabeça destas pessoas bombardeadas com sensacionalismos e análises toscas via rádio e TV.


Nenhum comentário: